VOLTAR

Cartão de Crédito

Post credit cards

7 hábitos saudáveis para quem usa o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande vilão dentro da organização financeira de um indivíduo. Ter boas práticas de seu uso pode auxiliar na sua saúde financeira, além de evitar a perda de pontuação no score de crédito no caso da necessidade de um empréstimo para cobrir uma fatura.

1. Pague a fatura em dia

Essa atitude é essencial para qualquer pessoa. O pagamento da fatura em dia não só garante a tranquilidade do usuário como evita o pagamento de juros. Por consequência, você estará fugindo do rotativo, já que não estará atrasando o pagamento.

Esse procedimento garante uma análise positiva em relação ao cumprimento de suas obrigações financeiras.

2. Não pague apenas o mínimo

Pagar o mínimo do cartão é uma grande roubada. Você estará apenas postergando o pagamento para a fatura seguinte, e ainda terá que pagar juros altos por isso. Assim como no caso do pagamento em atraso, o mínimo fará você entrar no rotativo. Tente ajustar suas contas para realizar o pagamento total do valor devido.

3. Evite compras parceladas

É comum o uso do cartão de crédito justamente para parcelar uma compra que não pode ser paga à vista. Essa conduta pode ser uma armadilha para a perda do controle financeiro, já que tal atitude poderá se repetir dentro do próprio mês e em meses subsequentes. O que aumentará cada vez mais o valor das faturas seguintes.

4. Evite ao máximo os pequenos gastos

No caso de não haver um bom controle financeiro, pagar todas as compras pequenas no cartão crédito também será um complicador na fatura. Tenha esse expediente apenas se houver consciência do quanto se pode gastar. E de que você estará apenas trocando o uso do dinheiro vivo por um dinheiro de plástico.

É preciso manter os bons hábitos no uso do cartão de crédito para garantir uma organização financeira saudável.

5. Não faça compras online por impulso

Com a chegada da Internet e do comércio eletrônico, comprar por impulso ficou mais fácil. Afinal, basta digitar os dados do cartão em um computador ou celular que o produto desejado é adquirido.

Esse tipo de compra precisa ser bem pensada. Isso pode envolver passagens aéreas, reservas de hotéis, móveis, eletrodomésticos, entre outros produtos de valor elevado.

6. Evite ter vários cartões

Dispor de mais de um cartão de crédito é um convite para comprar além do que se pode pagar e estourar o orçamento. Sem contar a existência da anuidade. Nesse caso, prefira cartões que não disponham de taxas extras para serem cobradas.

Não aceite também outros cartões que possam ser oferecidos mesmo sem a cobrança da anuidade. Você estará fugindo da taxa, mas terá em mãos outra opção de gasto. Em resumo, prefira contar com apenas um cartão que te ofereça um limite de crédito dentro daquilo que você necessita.

7. Acompanhe os gastos sistematicamente

Atualmente é possível controlar os gastos, dependendo da administradora do cartão de crédito, através de aplicativos para celular. O que ajuda no controle financeiro. Se esse não for o seu caso, guarde todos os comprovantes de compra, inclusive as parceladas, e mantenha uma planilha no computador com esse histórico.

Não espere a conta chegar uma vez por mês para ter ciência do quanto gastou e do quanto já está comprometido para as próximas faturas.


  VOLTAR