VOLTAR

Empréstimo Pessoal

Post personal loans

Saiba qual o melhor tipo de empréstimo pessoal para você

Os tipos de empréstimo pessoal disponíveis são: sem garantia, com garantia e consignado. Cada um obedece a determinados critérios de taxas e perfil de cliente. Sendo assim, vamos conhecer as características e vantagens de cada um deles:

Empréstimo pessoal sem garantia

Nessa modalidade de crédito a instituição financeira não exige nenhum bem ou salário como garantia de pagamento. O que significa que você não precisa envolver seu carro ou seu imóvel no negócio, ao contrário do que acontece com o empréstimo com garantia.

O cliente passará somente por uma avaliação financeira pela instituição escolhida. Esse expediente ocorre a fim de certificar que as parcelas emprestadas serão quitadas. É mais indicado para quem busca valores baixos e deseja saldar a dívida em poucas parcelas.

Modalidade mais acessível

Uma das vantagens nessa categoria é que o empréstimo é o mais acessível entre todos, afinal essa modalidade não requer que o cliente possua um imóvel ou veículo registrado em seu nome.

Processo rápido

O dinheiro tende a chegar de forma rápida a conta corrente do solicitante, justamente por não envolver muitos trâmites durante sua negociação. E por não necessitar mexer em documentos como escrituras e matrículas, por exemplo.

Pagamento facilitado

As parcelas e datas de vencimentos desse tipo de crédito costumam ser mais flexíveis, além de poderem ser negociadas. E, como já vimos, seu salário ou benefício não fica preso como garantia de pagamento.

Empréstimo pessoal com garantia

Ao contrário do anterior, o empréstimo com garantia necessita que o solicitante disponha de um bem próprio para deixar atrelado à instituição financeira caso ele não consiga pagar as parcelas.

Esse estilo de empréstimo é conhecido também como hipoteca, refinanciamento imobiliário ou alienação fiduciária, no caso de envolver imóveis. Há ainda o crédito com veículo em garantia, conhecido como refinanciamento.

Taxas menores

Uma das vantagens nessa categoria é que os juros cobrados para quem faz um empréstimo são menores, afinal, você já está colocando um bem pessoal em garantia. Outras vantagens importantes dizem respeito aos prazos, que são maiores, e o crédito, que deverá ser elevado.

Prazos maiores para pagamento

Como o crédito é elevado, já que o bem em garantia trata-se de um imóvel ou carro, é normal que o credor ofereça um prazo maior para o pagamento do empréstimo.

Em outras palavras, a instituição financeira já tem um bem de alto valor como segurança de um possível não pagamento das parcelas. Portanto, faz sentido dar ao solicitante mais prazo para cumprir com sua dívida.

Auxílio na comprovação de renda

É de conhecimento que o banco realizará uma avaliação financeira do solicitante para que o empréstimo com garantia seja aprovado. Nesse instante, o cliente poderá somar a renda de outra pessoa para compor essa análise.

Isso significa que, no caso de um crédito para um negócio, os sócios poderão juntar suas rendas, o que garante mais facilidade para ter o crédito aprovado. O mesmo ocorre para quem precisa do dinheiro para reformar uma casa, em que marido e esposa podem se unir parra essa finalidade.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma forma de crédito que requer que o solicitante esteja empregado. Essa necessidade ocorre já que o pagamento das parcelas emprestadas é descontado em folha. Para os aposentados ou pensionistas, o desconto acontece diretamente do benefício previdenciário.

Por não haver consulta ao SPC e Serasa, essa modalidade é indicada para quem tem nome sujo ou está negativado. Quem também pode se beneficiar do crédito consignado são os servidores públicos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas e aposentados e pensionistas do INSS.

Juros baixos

Os juros oferecidos no empréstimo consignado são geralmente baixos, pois o risco de inadimplência é pequeno. O que importa para o credor é que ele esteja seguro pela cobrança automática das parcelas vinculadas a uma fonte de renda estável do solicitante.

Rapidez na aprovação

O acesso ao empréstimo consignado costuma ser oferecido pela própria empresa ou órgão onde o solicitante trabalha. Por conta dessa ligação, não é necessário a existência de um avalista. Muito menos garantia de imóvel ou outros bens, como ocorre com o empréstimo com garantia.

Prazos mais longos

As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamentos mais longos nessa modalidade, que podem chegar a até 120 meses. Mesmo com tanto tempo assim não há possibilidade de esquecer a data do pagamento, já que a cobrança é automática.

Atenção

Apesar de todas as facilidade e vantagens oferecidas pelas opções existentes de empréstimo pessoal, o solicitante deve ter em mente alguns cuidados antes de fechar um acordo. O principal deles é ter a certeza de que conseguirá arcar com as prestações.

Se levarmos em consideração a oferta do crédito com garantia, o requisitante deverá estar certo de que poderá perder seu bem material mais precioso caso não pague as parcelas.

Para isso, se faz necessário a existência de uma organização financeira. Nesse caso, você deverá se certificar de que o rendimento que sobrará será suficiente para pagar outras contas, além das necessidades básicas. Comprometer a renda com parcelas difíceis de serem pagas só aumentará o problema ao invés de resolvê-lo.

Outra questão é manter essas parcelas em dia. O atraso impactará na pontuação do credit score do cidadão. Quanto menor a pontuação, menos chance de conseguir um novo empréstimo no futuro.


  VOLTAR